sábado, 16 de março de 2013

[Conto #3] O Sinaleiro



O Sinaleiro é uma história que eu tinha certeza do final e caí de cara no chão, pois o final não foi o que eu esperava, foi ainda melhor. Um sinaleiro de trem sofre de visões perturbadoras em sua estação de trabalho, seguidas sempre de algum acidente nos trilhos.
A história é narrada por um sujeito, que relata um acontecimento curioso e, ao mesmo tempo, surreal. O sujeito fica curioso por um fato que aconteceu com um sinaleiro que o chamou. O sinaleiro diz que viu um espectro que dizia ‘’Cuidado! Cuidado! Alô! Aí embaixo!’’’.

‘’Pensei em algo assustador enquanto acompanhava o olhar fixo e o rosto saturnino daquele espírito (não era uma pessoa). Comecei a especular se ele tinha algum tipo de problema mental. ’’

O narrador fica muito curioso com o fato e até se torna amigo do sinaleiro em um curto período de tempo.
O conto me prendeu do início ao fim. Eu fiquei muito curioso para saber o fim do sinaleiro e do sujeito que conta a história. O final, como eu disse, é diferente do que você pensa.
O conto é tenso e compacto, feito entre trilhos, cheio de barulhos de trem. De acordo com Ítalo Calvino o cenário do mundo industrial entrou na literatura. Achei a história bem criativa e recomendo! Dickens soube fazer uma história com um enredo fantástico e surpreendente. Vale a pena ler!

‘’Antes de prosseguir meu passeio, pisei na borda e mecanicamente olhei para baixo, no lugar de onde o vira pela primeira vez. Não consigo descrever o calafrio que me percorreu quando, junto à boca do túnel, vi o vulto de um homem, com sua manga esquerda sobre os olhos, acenando veementemente com o braço direito. ‘’


0 comentários:

Postar um comentário