domingo, 10 de março de 2013

[Contos #1] O Gato Preto

Edgar Allan Poe sempre escreve em primeira pessoa, fazendo o leitor pensar que foi ele mesmo quem vivenciou os fatos relatados. Ele possui um talento narrativo impressionante e impressivo. Esse é um dos fatos dele ser considerado um dos melhores autores de contos de terror. Poe criou um enredo maravilhoso e com uma narrativa impressionante também.

‘’Não espero nem peço que se dê crédito à história sumamente extraordinária e, no entanto, bastante doméstica que vou narrar. Louco seria eu se esperasse tal coisa, tratando-se de um caso que os meus próprios sentidos se negam a aceitar. Não obstante, não estou louco e, com toda a certeza, não sonho. Mas amanhã morro e, por isso, gostaria, hoje, de aliviar o meu espírito. Meu propósito imediato é apresentar ao mundo, clara e sucintamente, mas sem comentários, uma série de simples acontecimentos domésticos. Devido a suas consequências, tais acontecimentos me aterrorizaram, torturaram e destruíram. ’’


O narrador conta como se casou, que tinha muitos animais, um deles era o gato, que é o assunto principal do conto. O conto trata da relação do narrador com o seu gato Pluto. A partir do momento que o narrador se diz dependente do álcool, ele já não trata sua mulher tão bem assim e nem seus animais. Um dia chega em casa embriagado e percebe que seu gato Pluto evita sua presença e com raiva, primeiro arranca seu olho e depois o mata enforcado se arrependendo depois. A partir daí a vida do narrador muda completamente para o pior.

’’Na noite do dia em que foi cometida essa ação tão cruel, fui despertado pelo grito de ‘fogo’!. As cortinas de minha cama estavam em chamas. Toda a casa ardia. Foi com grande dificuldade que minha mulher, uma criada e eu conseguimos escapar do incêndio. A destruição foi completa. Todos os meus bens terrenos foram tragados pelo fogo, e, desde então, me entreguei ao desespero. ’’

Poe é um escritor fantástico e me apaixonei por ele depois que li seu primeiro conto. A partir daí foi vários contos dele lidos por mim. Poe é místico. Ele faz com que pensamos que as experiências vividas por seus personagens foram vividas por ele também: é como se ele tivesse contando a história.
Foi maravilhoso ler este conto e conhecer esse autor maravilhoso. Vale muito a pena ler. Recomendo para aqueles que gostam daquele horror clássico e que gosta de uma boa narrativa, quero dizer, uma perfeita narrativa.


0 comentários:

Postar um comentário