terça-feira, 12 de março de 2013

Resenha: Enigmas de Londres



Quando li a sinopse do livro, fiquei ansioso para ter esse livro em minhas mãos. Eu esperava algo parecido com Harry Potter em um mundo onde todos são lentos para entender o que está acontecendo. Eu esperava aspectos semelhantes à obra de J. K. Rowling, onde a magia seria mantida em segredo, escondida das autoridades, e nunca sair para a luz do dia. Na verdade, eu fiquei muito animado para ler este livro.
Bem Aaronovitch escreveu um livro que não me deixou decepcionado com as escolhas que ele fez como autor, nem nas escolhas de seus personagens. Quando os crimes foram atribuídos à magia e retransmitidos até a cadeia de comando da polícia, tudo foi levado na esportiva.  Quando parecia que algo de magia ia vazar para a sociedade e acabar na primeira página da notícia, que é exatamente o que aconteceu (embora, sem que seja atribuída a magia).
De qualquer forma, este livro deve ter sido inspirado em Harry Potter. Mágica existe. As autoridades sabem sobre isso e tomam as medidas certas. As pessoas estão dispostas a acreditar que ela existe e está afetando os crimes que elas investigam.

‘’– Então magia é real – eu disse. – O que faz de você um… o quê?
– Um mago.
– Como Harry Potter?
Nightingale suspirou.
– Não, não como Harry Potter.
– Em qual sentido?
– Eu não sou um personagem ficção – disse Nightingale.’’

Só porque o mundo funciona tão bem, não significa que os personagens devem funcionar também. Mas eles funcionam. Aaronovitch faz com que seus personagens sejam realistas e fascinantes. Eles não são invulneráveis e nem são  perfeitos. Ninguém sempre faz as decisões certas e nem faz continuamente as decisões erradas.
Eles são, em todos os aspectos, humanos (mesmo os não humanos).

Você tem que ler este livro maravilhoso. Se você gosta de uma boa escrita, boa fantasia ou fantasia urbana, bons personagens, ou simplesmente uma história de tirar o fôlego em um mundo de tirar o fôlego, este livro é para você!  Porque é tudo isso, e muito mais. Aaronovitch escreveu um livro que vai certamente tornar-se um favorito em muitas prateleiras.

0 comentários:

Postar um comentário