quinta-feira, 7 de março de 2013

Resenha: Jogos Vorazes




Título: Jogos Vorazes

Título Original: The Hunger Games

Autora: Suzanne Collins

Páginas: 400

Editora: Rocco

ISBN: 9788579800245


Eu li Jogos Vorazes logo depois do filme ser lançado, ou seja, o livro estava na sua época de maior popularidade. O livro fez um sucesso logo depois de ter sido publicado o primeiro livro, mas o filme ajudou mais ainda. Foi um sucesso instantâneo. Não sei se você deveria ler o livro primeiro ou assistir o filme.
Situado em um futuro distópico, onde a América do Norte foi dividida em 12 distritos, por um governo conhecido apenas como Capital, após uma guerra devastadora. Os 12 distritos são punidos ficando desesperadamente pobres – e, uma vez por ano, cada um deve escolher um menino e uma menina por sorteio para lutar até a morte numa grande arena conhecida como Jogos Vorazes. Estas 24 crianças, de 12 a 18 anos devem lutar até a morte, e só pode haver um vencedor.
Ganhar irá torná-lo famoso. Perder significa morte certa. Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence.
Este livro Jovem Adulto é fixado em um futuro muito distante. A América do Norte foi demolida, em uma nação conhecida como Panem. Antigamente, eram 13 distritos, até o décimo terceiro ser destruído pelos governantes deste mundo.
Nos Jogos deste ano, a irmã de Katniss Everdeen é sorteada, porém Katniss se torna voluntária dos Jogos sendo arrastada para uma luta horrível e desesperada pela sobrevivência.


A primeira coisa que eu gostei nesse livro, além da prosa, e do fato da protagonista ser convincente, foi a profundidade da visão da vida humana explorada por Collins. Este livro, de forma estranha, ressoa com as mais profundas realidades da existência humana, ou pelo menos da existência humana desta época.
O livro é uma reflexão sobre questões éticas e morais em relação ao assassinato e autodefesa, e sobre o impacto desses jogos na sociedade.
Collins é uma excelente escritora digna de seu ofício, e o livro é convincente em todo o percurso. Eu não costumo ler romances até o final, mas desta vez eu fiz. É um turbilhão enorme de prazer e discernimento. Katniss todo o livro evita matar onde ela pode, e só faz isso com pesar, em autodefesa. Os livros são sobre como a violência e a vingança destrói e reduz a vida humana.
A caracterização é mais forte do que em outros livros YA e é mais adulto na sua abordagem. O ritmo é rápido, sempre uma montanha russa emocional e altamente descritiva, ao mesmo tempo, especialmente no tratamento das cenas ele é de caça. Ocasionalmente, pode ser demasiado descritivo e às vezes isso fica no caminho do enredo e a prosa embora isso não seja um efeito prejudicial.
Enfim, esse é um livro digno de leitura, e enquanto é possível, eu acho que você vai ter que suspender a sua imaginação, como eu, que achei estranho os pais deixarem isso tudo acontecer com seus filhos. Pelo menos eu não quero viver nessa sociedade distópica... Aproveite!!!

-By Kelvin Souza

0 comentários:

Postar um comentário