sexta-feira, 8 de março de 2013

Resenha: O Médico e o Monstro




Título: O Médico e o Monstro

Título Original: Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde

Autora: Robert Louis Stevenson

Páginas: 112

Editora: Melhoramentos

ISBN: 9788506056219




Sinopse:
As suspeitas começaram quando Mr. Utterson, um circunspecto advogado londrino, leu o testamento de seu velho amigo Henry Jekyll. Qual era a relação entre o respeitável Dr. Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Quem matou Sir Danvers, o ilustre membro do parlamento londrino?



Assim começa uma das mais célebres histórias de horror da literatura mundial. A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação.O escocês Robert Louis Stevenson é considerado um dos maiores escritores da literatura mundial. Inexcedível no gênero de romances de aventuras, é autor de A ilha do tesouro, um dos livros mais célebres de todos os tempos (1883). O médico e o monstro é um clássico entre os clássicos de horror e mistério. Stevenson escreveu ainda O raptado, As aventuras de David Balfour, O morgado de Ballantrae, entre outros.


''Um romance que explora as profundezas e a escuridão do psíquico humano.'' - Shell de Winchester.
Assassinatos e monstruosidades nas ruas de Londres.
Em pleno século XIX, Londres pode ser um lugar perigoso. Sob as ruas de Londres Vitoriana se esconde um louco violento que surge a noite para cometer o mais frio dos crimes.Nada se sabe sobre ele, exceto o seu nome: Sr. Hyde. Mas quem é esse homem mal? um advogado e um médico começam a sua própria investigação. E ficarão surpresos ao descobrirem que o Sr. Hyde é um conhecido de seu respeitável amigo Dr. Henry Jekyll. Pior ainda, o Dr. Jekyll não está disposto a ouvir histórias do comportamento frio do Sr. Hyde. 
Mas, como os meses se transformam em anos, a violência se transforma em assassinatos cruéis nas ruas de Londres. O Dr. Jekyll é forçado a enfrentar o caos, e a admitir que ele não pode mais se esconder do Sr. Hyde.

'...dentro de meia hora, irei novamente e definitivamente incorporar aquela odiosa personalidade, e antevejo com irei sentar tremendo e chorando em minha cadeira, ou continuar, com o mais desgastado e apavorado êxtase auditivo, a andar de cima para baixo neste quarto (meu último refúgio terreno) e atentar a qualquer som de ameaça.''
Esse romance curto é um dos livros mais conhecidos e se manteve na imaginação das pessoas por mais de um século, inspirando inúmeras adaptações.
Para um conto como esse, Dr. Jekyll e Sr. Hyde vem com umas lendas ''anexadas''. Alguns dizem que cenas horríveis da história apareceu nos pesadelos de Stevenson. 
O livro de Stevenson ficou é muito habilmente e capturou as evidentes contradições da sociedade vitoriana, demonstrando as conseqüências terríveis de manter os instintos naturais do homem e do animal trancados sob as idéias rígidas de "decência". Jekyll e Hyde é uma visão terrível para as profundezas escuras da mente.

''...o fogo ainda sobrevoava lento, asfixiando a cidade, onde lampiões brilhavam como gemas preciosas; e trespassando as camadas opressoras deste sufocante nevoeiro, a procissão da vida urbana estendia-se (...)''


1 comentários:

onde posso comprar esse livro?

Postar um comentário